Uma pergunta que sempre ouvimos de empresários de vários ramos diferentes: “Como usar os Stories para aumentar a visibilidade da minha empresa?”

Vários empresários entendem a importância do Stories para o seu negócio, ainda mais com o avanço da tecnologia, porém muitos possuem dúvidas de como aproveitar do seu máximo potencial para assim obter os resultados que esperam.

As mídias sociais, possuem diversas ferramentas e as empresas podem usá-las para divulgar os seus produtos e serviços, para criarem um canal direto com os seus consumidores.

Entre as ferramentas mais populares está o Stories, que são momentos de 15 segundos compartilhados nos perfis pelo período de 24 horas. Essas pequenas histórias surgiram no Snapchat, ganharam popularidade e mais tarde foram implantadas no Instagram, Facebook, WhatsApp e até mesmo no YouTube.

No Instagram, o Stories conquistou o coração dos usuários da rede social, atingindo a marca de 500 milhões de pessoas ativas diariamente. Mesmo com tanta popularidade, muitos empresários possuem dúvidas como usar os stories juntamente com as mídias sociais da sua empresa.

É exatamente por isso que preparamos esse artigo. Nele você encontra tudo o que você precisa saber e fazer para melhorar o desempenho da sua empresa usando os stories.

Aproxime o cliente da sua marca

Os stories criaram uma proximidade entre os usuários e empresas! Porém, para que isso aconteça de forma eficiente, definitivamente é essencial humanizar sua empresa. Dessa forma, fazendo com que seguidores se identifiquem com o seu storytelling.

A ideia não é: “Como usar os Stories para vender” e sim “Como usar os Stories criar conexão”. Isso fará total diferença na hora da consideração de compra

Faça vídeos espontâneos e mostre um pouco do seu dia a dia, colaboradores, projetos, reuniões, mostre o que acontece de verdade! Isso aproximará as pessoas gostam da sua empresa, fortalecendo sua credibilidade.

Leve experiência aos seus clientes

O seu cliente não precisa necessariamente ir até a sua empresa para ver os seus produtos! Através de uma boa foto ou vídeo nos stories, você pode mostrá-los de uma forma atraente. Use cases de sucesso e até mesmo como foi a experiência de outros clientes.

Há duas coisas que funcionam muito bem: prova social e a escassez.

A prova social se relaciona com o depoimento em vídeo, comentário ou texto de outra pessoa que já usou ou obteve algum produto ou serviço da sua empresa.

Enquanto a escassez é despertar o desejo nos seus clientes e mostrar que aquele produto pode ser muito bom, mas tem quantidade limitada ou aquele serviço possui agenda cheia.

A experiência dos clientes com a sua empresa é um ponto-chave, sempre que puder compartilhar a experiência de seus consumidores, faça isso! Pode ser através de depoimentos, avaliações, entre outras coisas, ajudará na identificação de um consumidor com outro, fortalecendo ainda mais o laço de confiança.

Utilize os recursos e interaja

Há inúmeros recursos que você pode utilizar para levar o seu usuário a interação, sejam as perguntas, enquetes, contagem regressiva, entre outros.

Esses itens permitem que a sua empresa faça pequenas pesquisas com os seguidores, o que pode te orientar na produção de novos conteúdos ou até mesmo implantações de novos produtos, ou serviços na sua empresa.

Também não esqueça das hashtags e da localização! Elas ajudam os seu stories a aparecerem para quem segue ou está procurando pela hashtag ou pelo local.

Se quiser fazer com que o conteúdo permaneça após as 24 horas, crie destaques porque eles ficam fixos em seu perfil, além disso, podem ser separados por temas a vistos a qualquer momento.

Imagina em uma clínica médica, onde os clientes, através dos destaques, conseguem ver todos os procedimentos da clínica, não seria incrível?

Faça os seus seguidores lembrarem de sua marca

O stories possui o play automático, fazendo com que o que é publicado pela sua conta apareça quando o usuário está visualizando a plataforma. Com um bom conteúdo, as pessoas irão ver o que a sua empresa compartilha.

Mas é necessário manter a frequência e cuidado para que as pessoas lembrem da sua marca.

Recomendamos que você faça todos os dias e mais de uma vez por dia com conteúdos que sejam relevantes, para não cansar os seus seguidores.

Utilize chamadas para ação (CTA – Call to Action)

A utilização de links dentro dos Stories, organicamente é restrita para contas com mais de 10 mil seguidores. Este recurso permite um direcionamento do seu cliente diretamente para o seu site, produto ou Landing Page.

Mas se você ainda não tem essa quantia de seguidores? Você pode fazer através de anúncios patrocinados e também pode utilizar outras chamadas

Como para enviar um direct e ver o post no feed, ontem os clientes podem falar diretamente com você ou enviar comentários.

Anuncie também nos Stories

Os anúncios nas mídias sociais permitem com que o seu conteúdo atinja mais pessoas, podendo conquistar mais clientes e gerar mais vendas

Desta forma, a principal vantagem dos anúncios, é que através deles você direciona o seu conteúdo para o público alvo ideal.

No mais, o seu trabalho será otimizado e terá mais resultados se investir em anúncios na plataforma! Já que as pessoas acabam vendo os anúncios no meio dos stories de perfis que seguem, conhecendo a sua empresa e seus produtos.

Não esqueça dos posts tradicionais e das outras plataformas

Todo o trabalho feito no Instagram stories podem gerar muitos resultados, mas não se esqueça que outras plataformas também possuem o recurso e que podem otimizar a sua atuação no marketing digital.

Além disso, faça também os posts no feed das suas mídias sociais e compartilhe nos stories, isso ajuda a levar o público até os seus posts.

Como saber se os Stories estão dando resultados?

Com as reações ao que foi publicado e com as mensagens recebidas, já é possível ter a noção se está atingindo o público de forma correta. Porém, para conseguir analisar e saber de forma efetiva como usar os stories e identificar os resultados deles, o ideal é que você tenha um Perfil Comercial no Instagram. O perfil comercial fornece mais informações de como está a sua audiência e os seus interesses, por isso ele é essencial para obter métricas precisas.

E como achar essas informações? Clicando no ícone no canto superior direito, vá até as barras representando gráficos, dentro da aba “Conteúdo”, procure pelo campo stories e clique em “ver mais”.

Diversos dados e informações são fornecidas sobre o seus stories, é essencial que você entenda o que significa cada uma delas.

Métricas Fornecidas

  • Impressões: número de vezes em que as suas histórias foram vistas, incluindo quem visualizou mais de uma vez o mesmo conteúdo;
  • Alcance: número de perfis que viram os stories;
  • Toques para avançar: pessoas que viram, porém pularam para o próximo stories da sua conta. Um número alto nesse tópico pode indicar que o conteúdo compartilhado precisa ser revisto;
  • Voltar: representa o número de seguidores que viram mais de uma vez. Esse é um indicativo sobre o interesse do público pelo conteúdo compartilhado;
  • Saídas: representa o número de usuários que clicaram para fechar o conteúdo. Um número elevado também nesse tópico pode representar que o que é compartilhado nas suas redes sociais precisam ser aperfeiçoado;
  • Respostas: mostra quantas mensagens diretas foram recebidas diretamente daquele conteúdo.
  • Compartilhamento: número de vezes que o seu conteúdo foi compartilhado pelos usuários, esse é o indicativo do quanto as pessoas se interessam pelo o que foi compartilhado;
  • Próximo Story: número de toques para ir para os stories da próxima conta;
  • Cliques no link: número de vezes que o link foi clicado – essa é uma função disponível para contas com mais de 10 mil seguidores.

Analise os dados fornecidos pela plataforma, eles serão um guia para elaborar os próximos stories.

Assim, você saberá quais conteúdos agradam o seu público. Sobretudo quais proporcionam resultados para a sua empresa.

Não há uma fórmula mágica de como usar os stories, porém eles são uma ótima ferramenta para atrair seguidores e criar uma audiência cada vez mais qualificada para o seu instagram, mantenha a frequência que você irá perceber como os resultados se tornam evidentes.